Uma onda recente de ataques digitais conhecida como ransomware está causando prejuízo a pessoas e empresas. É quase impossível rastrear os criminosos.

Tudo ocorre em segundo plano de modo que o usuário não tem consciência do que está acontecendo, até que seja tarde demais o trojan informa ao usuário que seus arquivos foram codificados. Se a vítima quiser reavê-los, terá de pagar o resgate, que tende a ser um valor muito alto em moeda virtual como o bitcoins.

Algumas dicas para se prevenir de sequestradores virtuais:

1- Antivírus
Usar um programa eficiente que detecta ameaças e faz a limpeza do seu computador. Temos bons softwares pagos e gratuitos o importante é mantê-los sempre atualizados. Sempre que um novo tipo de ransomware é descoberto, ele entra para a lista de ameaças automaticamente.

2- Backups
Fazer backups regulares de seus arquivos importantes criar duas cópias do backup, uma na nuvem (em serviços como Dropbox, Google Drive, etc.) e outra gravada em uma mídia física (HD externo, pendrive, um notebook extra, etc.).

Tenha certeza de verificar as restrições para os arquivos: seu dispositivo deve possuir apenas permissões de escrita ou leitura, sem a oportunidade de modificar ou apagar arquivos.

3- Cuidado na hora de clicar
Não confie em ninguém. Links maliciosos podem ser enviados por seus amigos nas mídias sociais, por colegas ou parceiros de jogos que tenham sido infectados de uma maneira ou de outra.

Os hackers justamente usam essa confiança para aplicar ataques, enviando mensagens e e-mails aos contatos de uma pessoa que foi infectada. Por isso, toda vez que te enviarem algum link pelo Facebook ou pelo e-mail, antes de clicar é sempre bom perguntar à pessoa se ela quis enviá-lo mesmo.

Cibercriminosos distribuem e-mails falsos se passando por uma notificação de lojas online ou bancos, atraindo o usuário para clicar em um link malicioso de modo a distribuir malware. Esse método é chamado de phishing.

4- Mantenha seus programas e sistema atualizado
Atualize regularmente seu sistema operacional, navegador e outros programas. Os criminosos tendem a explorar vulnerabilidades em softwares de modo a comprometer os sistemas.

5- Cuidado com sua rede
Cada vez mais temos objetos conectados em nossas redes de Wi-Fi como smartphone, o computador, o tablet, a televisão.

Uma vez que o hacker acessa um desses dispositivos, ele pode facilmente acessar os outros. Por isso, caso você esteja desconfiado que foi infectado por algum ransomware, retire o aparelho de sua rede até que você consiga encontrar a solução para o problema.

6- Fui infectado
Caso seus dispositivos sejam infectados por um ransomware, você devia tentar descobrir o nome do malware: talvez seja uma versão antiga e seja relativamente simples restaurar seus arquivos. Os ransomware eram menos avançados no passado.

7- Não pague o resgate
Caso seus arquivos forem encriptados, não pague o resgate, a menos que que o acesso instantâneo de alguns de seus arquivos seja necessário. Cada pagamento abastece esse negócio ilegal que irá prosperar quando mais pessoas forem pegas neste golpe.